sábado, 31 de outubro de 2009

O puro amor egoísta

Hoje estava diante de um livro e após ler algumas linhas parei para pensar no que vou chamar de “amor egoísta”. Acredito que em qualquer relação onde exista amor tem de haver uma troca, mas nem sempre paramos para perceber que o amor é um pouco egoísta. Quando um casal que não pode ter filho e resolve adotar um, em princípio, eles querem uma criança para suprir a vontade de cada um em ser pai e mãe. Em um relacionamento amoroso, amamos o desejo que sentimos pelo o outro e da felicidade que temos quando estamos com esse alguém tão querido.

O amor pode ser verdadeiro, sincero, real, honesto, mas ele sempre terá um quê de egoísmo. Isso não é ruim, e sim, necessário, já que, para dar amor aos outros precisamos nos amar primeiro, isso se chama amor próprio – o amor de si para si- e isso já é egoísta.

Onde existe amor, existe cura.

Paula Belém


P.S.: Os elogios que todos fizeram do layout do blog pertecem a Fernanda (Nandita Caymmi), que com muito carinho pensou e desenvolveu para mim.

3 comentários:

  1. ok ok!
    Parece que vc escreveu esse texto pra mim... Rs...

    Espero que tenha cura mesmo hein?!

    Beijos minha amiga de sempre!

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo muito com tudo o que vc disse, inclusive conversávamos outro dia sobre isso.
    Como sempre, mais uma vez, de novo.. rs... seus textos são providenciais.
    Então, maos à obra e vamos escrever mais. rs...
    ah! Fiz o template com carinho sim, pq sabia que vc escreveria os textos com o mesmo carinho, então valeu a pena( ê ê...) rs.
    bjinhos!

    ResponderExcluir
  3. Essa questão do "amor egoísta" é uma coisa que me aflinge um pouco. Acho correta essa relação de que para amar o outro eu tenho que amar a mim primeiro. Realmente preciso ter amor próprio, mas será que dependo do amor do outro para poder retribuir este amor? Não existe o amor desinteressado? E quanto ao amor pelas "coisas" da vida? amo um livro, uma música, uma cidade, um animal, um filme... O que eu posso esperar deles? e se ninguém me der nada, estarei fatalmente condenada a morrer na solidão? Será que não posso amar se eu não me sentir amada pelo outro? Sei não .... isso ainda não entrou na minha cabeça, preciso de mais uma dose de medicação...rsrs

    ResponderExcluir