quarta-feira, 3 de março de 2010

O MEDO

Existem duas vertentes do medo: o medo positivo e o medo negativo. O medo positivo é aquele indispensável para sobrevivência, que sem ele, seriamos chamados de “suicidas”. Imagine-se na rua mais movimentada de sua cidade, carros indo e vindo em alta velocidade, e seu cérebro não processa o sentimento que chamamos de medo. Simplesmente você vai atravessar sem se preocupar em ser atropelado. Quando qualquer ser vivo sente medo, ou ele luta, ou paralisa ou foge.
Mas meu foco hoje é o medo negativo, é aquele que ao contrário do medo positivo, limita a existência do ser. Sentimos medo em varias situações. Temos medo da perda (independente de física ou simbólica), de que nos julguem, de sofrer, de demonstrar o que sentimos e o que desejamos. Quero afunilar ainda mais a questão do medo, e hoje em especial, vou falar o medo do julgamento. Cada um de nós já deixou de fazer alguma coisa que queria com medo do que os outros pensariam, e hoje, olhamos para trás, e em alguma situação lembrada sentimos aquela leve pontada de arrependimento. O medo do que os outros vão pensar só faz mal a uma única pessoa, quem sente. Quem escolhe viver no medo, abre mão de muitas coisas, e principalmente, de viver na luz. Um Professor meu, Mário Risso, costuma dizer que o contrário do amor não é o ódio e sim, o medo, porque o amor irradia e o medo retrai.

O medo, muitas vezes, é um fator limitante.

Luz.

Paula Belém

9 comentários:

  1. Eu e meus medos... ahhh mas um dia consigo acabar com ele!

    ResponderExcluir
  2. Meus Deus... você estava inspirada hoje hein?
    rs... me identifiquei em tantas coisas... aliás.. me veio uma fita da minha vida com coisas que deixei passar por medo. E que ainda deixo, confesso! Estou tentando me trabalhar com isso e melhorar a cada dia, afinal esse é o objetivo... amadurecer... evoluir... viver melhor.
    Um dia desses até conversávamos sobre isso, né?
    Muito legal o texto de hoje. E vamos escerver sempre mais!!!!!!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Bacana. Também acredito que o contrário do amor é o medo e gostei de ter citado nosso querido Mário Risso, mas eu creio que essa afirmação é do Patchwork. Independente disso, parece que a castração coletiva nos levou a isso... uma sociedade de guerreiros mentais, com o cardíaco reprimido. Somos seres caídos no existir e temerosos da morte, o tempo todo, a morte simbólica e a real. Amar é Ser e integrar existir com a Luz - sem "medos negativos".

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo!
    O maior problema é conseguir superar o medo, ou dosa-lo para que não nos limite tanto...

    ResponderExcluir
  5. Perfeito o texto!
    E olhaaaaa o medo me faz tão mal:S!
    Detestooooo sentir medo ...Mas...

    ResponderExcluir
  6. Perfeito o texto...
    Mas... Oq fz c esse medo??? Pd ser o tema do proximo... Rss

    Saudadess!!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. O medo realmente trava as vezes... E acho que não existe essa pessoa que não tenha aquele medinho do julgamento em alguns momentos da vida. Eu praticamente nao tenho medo de julgamentos. Mas sim cautela pra esperar pelo momento certo.

    Adorei o texto.

    Bjo, Paula.

    ResponderExcluir